Inframoura instalou um sistema inovador


A empresa Inframoura instalou um sistema inovador de armazenamento de energia que irá maximizar a produção da sua central solar fotovoltaico e torná-la mais estável e resiliente. A solução de armazenamento de energia recorre a baterias de iões de lítio da marca BATT construídas pela EVolution a partir de módulos de veículos eléctricos em fim de vida, promovendo desta forma uma maior sustentabilidade ambiental e uma economia circular.

As baterias serão carregadas pela energia produzida na central solar fotovoltaica já existente e disponibilizada nas instalações em períodos com baixa ou sem radiação solar. A solução agora implementada no edifício sede da Inframoura permitirá uma autonomia de 100% da rede elétrica de distribuição convencional, só recorrendo à mesma em caso de contingência. Esta autonomia permitirá minimizar as emissões de gases com efeito de estufa (14ton CO2,e/ano), gerar uma significativa poupança anual de energia e tornar a empresa mais resiliente para o futuro mercado de energia elétrica.

Com esta integração de energia fotovoltaica com armazenamento, a Inframoura será a primeira entidade a nível nacional que concretiza um projeto de reutilização de baterias de veículos elétricos para fins estacionários.