premio

Obrigado pela Distinção


Texto: Sérgio Veiga | Revista: Turbo Oficina 

A nossa congénere espanhola Talleres en Comunicación quis distinguir uma oficina lusa pelo seu caráter inovador e, fruto da nossa parceria, não tivemos dúvida em indicar a EVolution. A reação entusiástica da plateia confirmou a surpresa que ainda causa uma oficina só para elétricos!A forte ovação que ecoou numa das salas da Ifema, a feira de Madrid, foi o primeiro corolário da aposta feita, há já dois anos, por Carlos Jesus, ao arriscar numa oficina exclusivamente dedicada a automóveis elétricos ou à parte elétrica dos híbridos: a EVolution Service & Battery Center recebia o prémio depois de ter sido distinguida, em 2017, como a oficina portuguesa mais inovadora, numa parceria entre a Turbo Oficina e a sua congénere espanhola Talleres en Comunicación.

Não se tratou de uma mera entrega de um prémio pelo reconhecimento do mérito de uma aposta de risco e de um trabalho empenhado num após-venda inovador. Revelou-se, afinal, bem mais que isso, pois conseguiu atrair atenções e muita curiosidade por parte de uma plateia de “experts” e de atores do próprio meio e também de grandes empresas do aftermarket.

Entre cerca de duas centenas de convidados e outros premiados espanhóis, alguns pelo seu percurso profissional e também uma oficina do país vizinho, coube-nos entregar a Carlos Jesus e à EVolution o prémio “#soyposventero 2017”, como “reconhecimento pelo seu trabalho no desenvolvimento do após-venda ao automóvel em Portugal”. E foi interessante ver como o galardoado português se tornou, depois, alvo das atenções de diversos dos empresários presentes, curiosos pelo caminho inovador escolhido e, segundo nos disseram, sem paralelo em Espanha.

Recorde-se que a EVolution se dedica à reparação de automóveis elétricos ou híbridos, mas apenas à parte elétrica propriamente dita. Dedica-se também à conversão de veículos de motor a combustão em veículos elétricos e tem, inclusive, um pequeno laboratório onde está a desenvolver uma tecnologia que irá patentear para medir com rigor a capacidade real das baterias, de forma a poder atribuir valores rigorosos a veículos elétricos usados, em função do estado das suas baterias.

Segundo nos confidenciou Carlos Jesus, em entrevista publicada na anterior edição da Turbo Oficina, a EVolution é um conceito único em Portugal, não havendo conhecimento de outro na Europa (o que não quer dizer que não exista…). A primeira oficina abriu em Lisboa (no Prior Velho) há dois anos e os planos passam por alargar a rede num conceito de “franchising”, estando já previstas novas oficinas no Funchal, Leiria e Porto. Foi pela visão de futuro, apostando de forma decidida na mobilidade elétrica, numa altura em que ainda poucos acreditavam no rápido desenvolvimento a que agora estamos a assistir, que na Turbo Oficina não tivemos dúvida em escolher a EVolution como o projecto mais inovador a nível do após-venda.