EVolution Service – Um pós-venda para veículos elétricos multimarca

A ZEEV – energy in motion, é uma empresa especialista na oferta de soluções e serviços de mobilidade elétrica para empresas e particulares. Comercializa viaturas elétricas novas e usadas de diversas marcas, com especial destaque: Tesla.

Para dar suporte técnico a um parque circulante de viaturas elétricas em crescimento, inaugurou no ano passado a EVolution Service & Battery Center, um centro de pósvenda multimarca e de preparação de viaturas novas da marca Tesla, localizada na zona industrial de Prior Velho, com uma área de 1.850 m2, onde a empresa realiza os serviços de assistência técnica autorizada, contando inclusive com técnico oficial da Tesla em permanência.

Diferenciação

Carlos Jesus, gerente da ZEEV, explicou à Revista Automotive que “desde que abrimos este centro em agosto de 2016, temos vindo a registar um crescimento do nosso volume de negócios na área do pós-venda para viaturas elétricas. Para além de sermos o único centro autorizado Tesla nesta área em Portugal, a nossa empresa também trabalha com todas as outras marcas automóveis de veículos elétricos e somos um centro certificado para dar formação aos rebocadores de viaturas elétricas e hibridas.

O nosso conceito é o serviço multimarca. Fizemos um grande investimento em equipamentos no sentido de disponibilizarmos um serviço de qualidade e que esteja sempre ajustado às evoluções dos modelos elétricos que são lançados ao mercado. Como os carros elétricos não têm as mesmas avarias dos carros equipados com motores a combustão, o nosso foco na assistência centra-se na parte da tecnologia e de software.

Para além dos serviços de pós-venda multimarca para as viaturas e motas elétricas, também somos um centro de preparação de viaturas novas da marca Tesla em Portugal. Em média, preparamos e entregamos ao cliente final cerca de 10 novos modelos Tesla por mês. É uma tarefa que exige elevados padrões de qualidade e que acaba por proporcionar alguma afinidade do cliente Tesla com o nosso centro”, salientou Carlos Jesus.

Potencial do mercado

Por seu lado, Miguel Silva, sócio de Carlos Jesus na EVoluton Service & Battery Center, disse que “com um parque circulante em Portugal estimado em quase 2 centenas de Tesla, era expectável que criássemos um centro de pós-venda autorizado pela marca, dotando o mesmo de uma equipa técnica altamente especializada em viaturas elétricas multimarcas, de carros a motas. Com a marca Tesla, temos uma boa relação e a nossa parceria com a marca é muito boa.

Como Portugal já começa a ter um bom parque de viaturas elétricas a nossa empresa vem de alguma forma colmatar a falta de um centro multimarcas focadas nesta tipologia de veículos. Começamos em Lisboa, onde felizmente ao fim de quase um ano, já temos bastante trabalho, e queremos chegar ao Porto, onde já dispomos de um espaço que a seu tempo transformar-se-á também num centro de pós-venda multimarcas para viaturas elétricas”, destacou.

Ações de Formação

João Ventura, responsável pelo Marketing da ZEEV e da EVolution, adianta que “adicionalmente, iremos começar a dar cursos de formação em viaturas elétricas para os profissionais das empresas do pós-venda e da reparação automóvel. O primeiro curso está agendado para o dia 23 de junho e temos intensões de realizar outras ações deste género em módulos mais avançados, aqui nas nossas instalações em Prior Velho”.

Serviços de Aluguer

Em complemento às atividades do pós-venda, a ZEEV está a lançar um pacote de serviços para o mercado do renting, com foco na mobilidade elétrica. Em adição ao carro escolhido no contrato de renting de uma viatura elétrica, o cliente também pode optar por outros veículos elétricos para se deslocar na cidade, como por exemplo uma trotinete elétrica.

De forma complementar, o cliente poderá integrar no renting um posto de carregamento doméstico, painéis fotovoltaicos para produzir a sua própria energia. Este pacote é destinado aos particulares e empresas.

Outros pacotes envolvem o TESLA Model 3, desenvolvidos para os clientes que encomendaram ou pretendem encomendar este modelo. A pensar nesta tipologia de cliente da marca, a ZEEV dispõe de um renting específico, que permite conduzir um Model S, até que o cliente receba o Model 3 encomendado.

Sabendo que o tempo médio de entrega do Model 3 é, em alguns casos superior a 18 meses, o cliente poderá assim começar de imediato a vivenciar a experiência Tesla, a bordo de um Model S.

O renting está pensado para um período de 18 meses e 25 mil Kms, mas pode ser prorrogado caso o cliente pretenda prolongar a experiência. Com o contrato de renting é oferecido a reserva do Tesla Model 3 e um carregador doméstico de última geração.